Art. 100. Subordinam-se ao Comando de Missões Especiais (CME) os seguintes batalhões e regimento:
I - Batalhão de Operações Especiais (BOPE) - executar, com exclusividade, as atividades policiais e de segurança pública complexas e que requeiram um alto grau de especialização de seus profissionais, uso e emprego de técnicas, táticas, armas e equipamentos policiais especiais, dentre elas, o resgate tático de reféns e as ações de detecção, isolamento e desativação de artefatos explosivos;
II - Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães) - responsável pela execução do policiamento especializado com cães no Distrito Federal e em outras Unidades da Federação, mediante convênio ou legislação especifica;
III - Batalhão de Policiamento de Choque (BPCHOQUE) - responsável pela execução do policiamento especializado, como força de pronto emprego e de dissuasão para as situações de controle de distúrbios civis visando ao restabelecimento da ordem pública e patrulhamento tático móvel repressivo no Distrito Federal e em outras Unidades da Federação, mediante convênio ou legislação especifica.
IV - Batalhão de Aviação Operacional (BAvOp) - responsável pela execução do policiamento aéreo, comando, planejamento, coordenação, operacionalização, fiscalização, instrução, treinamento, segurança, manutenção e controle das atividades aéreas da Polícia Militar do Distrito Federal.
V - Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) - responsável pela execução do policiamento ambiental, florestal, de mananciais, lacustre, em todo o Distrito Federal e em outras Unidades da Federação, mediante convênio ou legislação específica.
VI - Regimento de Polícia Montada (RPMon) - Regimento Coronel Rabelo - responsável pela execução do policiamento montado a cavalo em todo o Distrito Federal.
Os Comandos de Policiamento Regionais Metropolitano, Leste, Oeste e Sul serão compostos por diversos Batalhões, e cada Região conterá um Batalhão de Rondas Táticas Motorizadas - ROTAM, um Batalhão de Trânsito - BPTran e um Batalhão Escolar - BPEsc, ou seja, teremos 4 Batalhões de ROTAM, BPTran e BPEsc espalhados pelo Distrito.
Outra novidade é que os ingressantes na Polícia Militar do DF, para Oficiais e Praças, serão formados na Academia de Polícia Militar de Brasília, ou seja, a água se misturou com o óleo sim.
"Art. 84. À Academia de Polícia Militar de Brasília (APMB), órgão de apoio subordinado à Diretoria de Formação (DiForm) do Departamento de Educação e Cultura (DEC), cujo comando é exercido por tenente-coronel do Quadro de Oficiais Policiais Militares (QOPM), com autonomia administrativa, incumbe desenvolver cursos de formação de oficiais e praças, assegurando a qualificação inicial, para o desempenho de funções do início das carreiras policiais militares, compreendendo:"
Isso relamente é um marco na história da PMDF. Nota-se o amadurecimento de uma Corporação motivada às mudanças, visando a melhoria de todos, tanto população, quanto policiais.
A PMDF esta plantando seus frutos para serem colhidos aos poucos. Confesso que a "transformação cultural" esta acontecendo rapidamente, o que é bom em parte, pois poderá causar discordância de muitos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Postar um comentário